celulares corporativos como escolher o melhor

Celulares corporativos: como escolher o melhor? 5/5 (1)

A escolha por celulares corporativos não é tarefa fácil, ainda mais sendo os smartphones itens caros, mas extremamente necessários.

Para o setor empresarial, existem maneiras de restringir as escolhas para que os custos fiquem dentro do orçamento disponível, desde que a decisão seja tomada com sabedoria quanto aos recursos mais importantes para os usuários. 

Centenas de opções disponíveis podem tornar o processo de seleção mais difícil, especialmente se a pessoa responsável pela escolha dos celulares corporativos não tiver clareza sobre as prioridades e finalidades. 

Para restringir a escolha em relação aos equipamentos disponíveis no mercado, é preciso analisar diversos aspectos – como modelos, marcas, custos e aplicativos -, até ter confiança em qual o melhor celular smartphone para ser distribuído entre os colaboradores de uma empresa.

Sendo assim, antes de chegar aos 5 modelos mais indicados, é preciso entender melhor sobre o uso, a tecnologia e como cada um se encaixa no quesito custo-benefício.


Determine faixa de preço e orçamento disponível

Primeiro, é preciso determinar quanto a gestão financeira para pequenas empresas está disposta investir e o orçamento disponível para encontrar os melhores celulares corporativos disponíveis no mercado. 

Nesse cenário, estabelecer parcerias comerciais com as marcas ou fornecedores de dispositivos móveis pode ser bastante interessante, visto que é possível obter um maior volume de celulares por um custo reduzido, identificando as opções mais adequadas para o corpo laboral e podendo recorrer a modelos diferentes, no caso de fornecedores.

Assim, é possível verificar opções que atendam melhor cada equipe com o orçamento mais otimizado, avaliando desde smartphones completos até modelos menos tecnológicos.

Por exemplo, um iPhone pode ser considerado e se mostrar um investimento atraente para uso na plataforma iOS. 

Já a Samsung é outra marca que pode ser bastante atraente para o desenvolvimento das atividades, mas nesse caso voltados para o sistema operacional android e com fácil acesso a integração de computadores windows.

Além disso, o setor responsável pela compra ou obtenção da parceria pode encontrar marcas como Nokia, Xiaomi e Motorola e, conforme a empresa com que se relaciona, é possível utilizar mais de um modelo.

A economia pode se apresentar quanto aos custos iniciais, tendo telefones subsidiados por uma operadora que a empresa pode pagar em parcelas mensais, ao longo de 1 ou 2 anos, tornando o acesso aos recursos mais acessível. 


Recursos que celulares corporativos devem atender

Cada empresa possui características próprias, assim como finalidades distintas, assim como ocorre em teste hidrostático tubulação feita por profissionais que atuam no setor da construção civil para identificar a adequação e a segurança para uma estrutura, a escolha do celular deve avaliar diferentes aspectos.

Por isso, cada modelo de celular disponível pode se mostrar a melhor escolha entre diversos celulares corporativos para uma empresa, se integrando ao dia a dia dos funcionários, enquanto em outros negócios a adesão não ocorre tão bem.

Sendo assim, a equipe responsável pela compra deve começar elaborando uma lista de recursos mais críticos e necessários que cada funcionário precisa que o celular smartphone tenha. Isso pode ser feito em um contexto amplo da empresa ou para cada setor.

É possível estabelecer características pontuais dos telefones celulares, como:

  • Armazenamento de dados;
  • Bateria com vida útil prolongada;
  • Câmera de melhor resolução;
  • Disponibilidade de armazenamento de dados;
  • Entrada para 2 chips de operadoras;
  • Tamanho da tela.

É preciso se lembrar, ao fazer essa lista, que a tecnologia evolui continuamente, como a entrada da banda 5G nas redes de telefonia, e muitos aparelhos de celular disponíveis nas lojas podem, ainda, não contar com essa possibilidade. 


A escolha do sistema operacional

Existem apenas 2 sistemas operacionais para smartphones que valem a pena considerar: Android e iOS. 

Ambos são fáceis de usar e suportam uma ampla variedade de aplicativos e jogos. Embora a empresa possa mudar do Android para o iOS, há curvas de aprendizado em ambas as direções. 

Para familiaridade, é preciso se ater a qualquer plataforma que os funcionários estejam acostumados, a menos que a empresa realmente precise alterar para um padrão de acesso.

O Android oferece uma variedade maior de dispositivos a preços diferentes, mais opções de personalização e o excelente conjunto de serviços e aplicativos integrados do Google e outros sistemas.

No caso de uma empresa que presta serviços de transporte de cargas que já usa o Google Maps, Gmail, Google Docs e Google Assistent, por exemplo, o Android pode ser a melhor escolha, embora seja possível baixar as versões iOS de todas essas ferramentas na App Store.

Já o iOS da Apple oferece uma experiência mais uniforme e acessível, e as operações são mais seguras, juntamente com recursos proprietários como Siri, digitalização de impressões digitais, FaceTime e iCloud. Nesse caso, a integração é mais restrita aos aparelhos também produzidos pela Apple.

Quando uma empresa tem como equipamentos notebooks da marca MacBook, ou tablets iPad, um iPhone provavelmente fará mais sentido para ser aplicado na empresa. 

As lojas especializadas também oferecem uma enorme variedade de acessórios para iPhones e dispositivos Android mais conhecidos.


Modelos indicados para celulares corporativos

Os modelos que melhor se encaixam no quesito de celulares corporativos precisam atender as necessidades e dinâmicas da rotina, seja a comunicação com parceiros e clientes ou a produção de vídeos para campanhas de marketing em redes sociais.

Eles também precisam continuar fornecendo, por muito tempo, o melhor custo-benefício, e não apenas quando você o tira da caixa pela primeira vez.

Nem sempre pode ser fácil dizer o quão um aparelho e os recursos disponíveis serão úteis para uma equipe corporativa, e é por isso que esta lista de celulares corporativos pode sofrer alterações devido a evolução da tecnologia e as especificidades da empresa. 

Apesar disso, abaixo separamos os modelos de destaque das principais marcas fornecedoras.

  1. Nokia XR20
nokia xr 20 celulares corporativos como escolher o melhor

A HMD Global, que administra a marca Nokia, lançou o primeiro smartphone robusto da empresa.

O Nokia XR20 é um smartphone com tecnologia Qualcomm, habilitado para 5G, à prova de choque e resistente à água que se diferencia de outros smartphones robustos graças à adição de 4 anos de atualizações de segurança e 3 anos de atualizações do sistema operacional.

Com relação ao armazenamento, o Nokia XR20 disponibiliza um modelo de 64 GB e outro de 128 GB. Há ainda a opção de incluir um slot microSD para inserção de um cartão externo no dispositivo.

Também é possível usar dois cartões SIM neste dispositivo, mas não pode ter dois cartões SIM e um cartão microSD ao mesmo tempo. 

A HMD Global inclui uma porta de áudio de 3,5 mm, bem como um botão dedicado do Google Assistant e um botão programável que pode ser dedicado para acesso a um aplicativo ou documento, como certificado CIPA, conforme configurado, na parte superior do dispositivo.

Se você está preocupado em deixar cair seu telefone ou até mesmo quebrar sua tela, o Nokia XR20 – entre os celulares corporativos -, é uma opção bastante interessante pois foi construído para resistir a quedas e a HMD Global oferece uma substituição de tela gratuita de 1 ano.


  1. Galaxy Note 20 Ultra
samsung galaxy note 20 celulares corporativos como escolher o melhor

A linha Note da Samsung sempre foi projetada para usuários com alto uso e corporativos diversos, desde aqueles que trabalham em uma fábrica de brindes para personalizar atacado, até empresários e executivos do mercado financeiro.

O aparelho apresenta especificações de ponta e a caneta S Pen, somando muitos recursos e truques, tanto que o Galaxy Note 20 Ultra está entre os principais dispositivos da marca.

O Samsung Galaxy Note 20 Ultra possui um chipset top de linha, uma câmera principal de 108MP, uma tela de super alta resolução, sendo útil para o usuário visualizar informações e documentos, independentemente do trabalho ou profissão.


  1. iPhone 12
iphone 12 celulares corporativos como escolher o melhor

Mesmo não sendo o mais novo dispositivo da série principal da Apple, o iPhone 12 é um ótimo telefone comercial, com algumas melhorias em relação aos modelos anteriores e que são ótimas para produtividade, como compatibilidade com 5G e uma tela OLED com melhor aparência.

O iPhone 12 possui ótimas câmeras traseiras e alguns esquemas de cores sofisticadas, e o sistema magnético MagSafe pode ser ótimo para carregar facilmente o telefone enquanto o profissional que trabalha com medição ôhmica está em movimento entre obras.

O iPhone 12 tem um irmão menor, o iPhone 12 mini, além de 2 modelos mais poderosos, o iPhone 12 Pro e o Pro Max, mas para os usuários corporativos em geral o modelo titular é o melhor.


  1. OnePlus 8
oneplus 8

Quando se está procurando celulares corporativos com sistema Android confiável, o OnePlus 8 combina um preço intermediário com alguns ótimos recursos que os profissionais que trabalham na área de laboratório de ensaios e em escritórios diversos podem achar úteis.

Há uma interface de usuário suave, bem como uma taxa de atualização de 90Hz na tela para o melhor prazer de visualização. Há também uma bateria de 4.300mAh e grande poder de processamento que são úteis para uma variedade de tarefas. 

Também é um telefone 5G, por um preço ainda mais baixo do que as unidades Galaxy S20 da Samsung, portanto, se a empresa realmente precisa dessa conexão de internet rápida e confiável, pode ser uma opção realmente útil e mais acessível.


  1. Motorola Defy
motorola defy

Com a ajuda do Bullitt Group, a Motorola reviveu a icônica linha de produtos Defy como um novo smartphone robusto. 

Enquanto o Defy original foi um dos primeiros smartphones robustos, este novo dispositivo faz o possível para ser mais acessível e se “misturar” com os demais concorrentes graças ao design elegante.

Além de ser à prova d’ água, poeira e queda, o Motorola Defy traz processador Qualcomm Snapdragon 662, bateria de 5.000mAh e roda Android 10. 

Apesar de não ser tão potente quanto outros smartphones intermediários da Motorola, o modelo Defy oferece excelente proteção contra o desgaste diário para quem atua em uma empresa de cabeamento de rede, pois ele mantém um formato fino e leve, o que pode ser bastante vantajoso para profissionais que usam mais o celular em ambientes diversos e que podem trazer riscos.


Conclusão

Qualquer que seja a escolha entre os celulares corporativos, é preciso realmente definir quais são as especificações técnicas que melhor atendem os profissionais que farão uso no dia a dia no mundo dos negócios. 

Todos eles devem ser mais do que capazes de executar os aplicativos de negócios mais recentes para Androids, bem como aplicativos iOS no iPhone, desde PDFs até serviços de privacidade, além de conectar-se às redes das operadoras disponíveis e documentos/aplicativos que precisarão ser acessados com rapidez para manter a comunicação e integração das equipes.

Se você gostou dessa publicação sobre celulares corporativos, compartilhe com seus amigos. Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem: Tech people photo created by freepik – www.freepik.com

Por favor, avalie isto