melhores marcas de pasta de dente ou creme dental

4 melhores marcas de pasta de dente para sua saúde bucal Ainda sem avaliações.

O tipo de pasta de dente utilizada na escovação faz toda diferença na limpeza dos dentes.

É comum dar o maior foco à escolha da escova, mas também é importante considerar com atenção a escolha da pasta de dente, pois ela é responsável por:

  • Atuar diretamente na limpeza, eliminando as sujeiras e bactérias;
  • Prevenir o surgimento de cáries, gengivite, periodontite, acúmulo de tártaro;
  • Remover manchas de fora dos dentes;
  • Contribuir para o frescor na boca, evitando halitose. 

Um tópico interessante e que deixa algumas dúvidas em pacientes de aparelho odontológico estético é sobre a quantidade de creme dental que deve ser utilizada no momento da escovação, e ela varia de acordo com a idade do paciente.

No caso de crianças de até três anos, por exemplo, o recomendado é utilizar aproximadamente 0,1 gramas de creme dental, que corresponde a um grão de arroz cru. Já em adultos, o ideal é utilizar um pouco mais, sendo uma quantidade equivalente a um grão de ervilha como referência.

As pastas de dente são compostas por várias substâncias, sendo o flúor uma das principais para garantir a limpeza dos dentes e equilibrar a flora bucal.

No entanto, o excesso de pasta utilizado diretamente nos dentes pode trazer uma série de problemas ao invés de benefícios, entre esses problemas a fluorose, que é causada justamente pelo excesso de flúor durante a escovação e geralmente impacta as crianças na formação dos dentes, além de ter uma toxicidade aguda que pode gerar vômitos, ânsia e mal-estar, até mesmo em adultos.

Além disso, o excesso de creme dental na hora da escovação produz uma quantidade de espuma que dificulta a visualização da limpeza, aumentando as chances de sujeiras passarem despercebidas, fora o risco de ingerir o produto.

É importante frisar, que, caso isso aconteça, é imprescindível procurar uma clínica odonto estética, pois a ingestão de flúor pode ser prejudicial para a saúde do organismo, tanto em adultos quanto principalmente em crianças.

Explicada a importância e os cuidados com a utilização do creme dental, chegou a hora de saber quais são os melhores tipos de pasta de dente para escovação e quais as recomendações de acordo com cada necessidade! Entre os principais tipos, estão:

Pastas de Uso Geral

Como o próprio nome sugere, são as pastas de uso geral focadas em limpezas simples e prevenção de cáries, sem um tratamento específico. Podem ser utilizadas no dia a dia por pessoas sem necessidades específicas de tratamento, e após procedimentos como cirurgia implante dental, por exemplo.

Algumas das pastas dessa categoria possuem fórmulas de ações clareadoras (superficiais) e combatem o surgimento de placas, tendo um preço acessível e várias opções disponíveis.

Pastas Clareadoras

Esse tipo de pasta, de acordo com especialistas, apresenta alguns efeitos de clareamento dos dentes, ainda que extrínseco, ou seja, na superfície do dente, diferente dos clareamentos dentais feitos nos consultórios, que agem na superfície interna.

Pastas para Dessensibilizantes

Conhecidas também como pastas para dentes sensíveis ou com sensibilidade, principalmente após procedimentos como cirurgia de retirada de dente siso, onde é comum que a região ao redor de onde o dente foi removido fique sensível nos primeiros dias.

Esse tipo de pasta geralmente possui sais de potássio que atuam como agentes despolarizantes das fibras nervosas e promovem a dessensibilização dos dentes, além de contar com fluoreto de sódio, que é reconhecido pelo potencial remineralizante, ou seja, que repõe os minerais necessários.

Pastas para Doenças Periodontais

Por fim, existem pastas de dente específicas para casos de doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Aqui, diferente das situações pontuais como a sensibilidade causada pela cirurgia de retirada do siso, os dentes já estão há algum tempo prejudicados, seja por sangramentos na gengiva quanto por placas, tártaro e outras doenças.

Essas pastas específicas auxiliam no alívio dos sintomas de cada doença, impedindo o acúmulo de bactérias, prevenindo o sangramento gengival e contribuindo para o fortalecimento dos dentes. 

Lembrando que é ideal procurar um profissional no caso de qualquer doença periodontal para que ele recomende a melhor opção, além de orientar sobre a escovação e outros cuidados.

Por falar em escovação, é importante não se esquecer do uso do fio dental e do enxaguante bucal após a limpeza com a escova e o creme dental, reforçando ainda mais a limpeza dos dentes, além de manter visitas regulares ao dentista e fazer limpezas no consultório periodicamente.

Considerações finais

Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Se você gostou dessa publicação sobre as melhores marcas de pasta de dente, compartilhe ela com seus amigos. Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Image by user18526052 on Freepik

Por favor, avalie isto