As máquinas de autoatendimento são ótimas opções para promover o distanciamento social entre os clientes, agilizar a venda e modernizar o ambiente do comércio. Desde o início da pandemia de covid-19, elas são cada vez mais utilizadas e divulgadas.
É normal, no entanto, surgir dúvidas sobre como usar, quão segura elas são e questões sobre contratos e a qualidade do serviço.
Isso se deve muito ao fato de estarmos acostumados com a dinâmica entre os vendedores e clientes, tão comum no Brasil.
O bate-papo, a escolha pelos produtos na prateleira e a entrega para o atendente no caixa são os padrões de atendimento do consumidor. Seja com a tecnologia ou pela pandemia, a prática do autoatendimento está mudando cada vez mais esse relacionamento
Hoje em dia, os produtos vendidos dentro das máquinas são cada vez mais diversos. Livros infantil cristão, doces, refrigerantes, peças eletrônicas e muito mais.
Confira abaixo um pouco mais sobre a segurança e qualidade das máquinas de autoatendimento.
O que são as máquinas de autoatendimento?
Mais conhecidas pelos caixas eletrônicos, as máquinas de autoatendimento se tornaram bastante famosas por serem itens que proporcionam uma modernização tecnológica, acessível e segura para o local.
O cliente realiza a compra individualmente, observando os preços e optando por modelos de pagamento do tipo cartão de crédito, débito, vale alimentação, refeição ou dinheiro. Nesse último caso, o equipamento devolve o troco corretamente em moedas.
Feito o pagamento, a máquina libera o produto por um compartimento. Tudo é feito de forma automática, por meio do uso de botões ou painéis touchscreen, que funcionam somente pelo toque.
Muitas pessoas não sabem como usar e precisam do auxílio. No caso de dúvidas, o dono do estabelecimento deve estar presente para resolver os demais problemas e dúvidas que podem ser causados pelo uso da máquina.
Como adquirir uma máquina de autoatendimento
O processo de aquisição de um totem de autoatendimento, como também são chamadas essas máquinas, é feito a partir de um contrato estabelecido entre o comércio e o contratante. Esse é mais um ponto de segurança para o uso do equipamento.
Dentro do contrato ficarão informados pontos como higiene, manutenção, troca de peças, valores, tempo de locação, entre outros possíveis itens.
A maioria fica à cargo da empresa contratada, mas pode mudar dependendo do caso.
O que vender numa máquina de autoatendimento
Como já comentamos anteriormente, as opções de vendas em máquinas de autoatendimento são diversas.
Se você for dono de uma empresa de gestão de condomínios, por exemplo, pode variar ainda mais de acordo com a demanda do público.
No entanto, geralmente, a própria empresa fornecedora seleciona os produtos a serem vendidos. Mas, para ter uma ideia de quais itens você pode oferecer, confira a lista abaixo e comece a pensar no seu foco.
- Alimentos: bolachas, biscoitos, salgadinhos, cereais e chocolates;
- Bebidas: refrigerante, água mineral, café, achocolatado, chá;
- Livros: usados, novos, revistas, quadrinhos;
- Brindes personalizados: demais itens que a empresa pode oferecer.
Segurança
Uma das principais características das máquinas de autoatendimento é a disponibilidade 24 horas do equipamento.
Esse fator pode afastar alguns contratantes, com receios de possíveis roubos e problemas estando longe do local.
Isso não é motivo para preocupações, muitas empresas também podem fornecer alarmes monitorado, para garantir a tranquilidade do comerciante. O mesmo também pode ser feito pelo contratante a partir de uma parceria com um seguro especializado.
Para o caso de possíveis ajustes na máquina, ainda mais em mecanismos que dividem elementos sólidos de líquidos, fáceis ajustes na tecnologia da máquina ou correções no filtros a vácuo podem solucionar os problemas.
Sempre é válido lembrar de avaliar corretamente a procedência e reputação da empresa dona da máquina.
Pesquisas com outros comerciantes, lojas e mercados podem sanar rapidamente as dúvidas e assim fazer a melhor escolha possível para aumentar as suas vendas.
Benefícios das máquinas de autoatendimento
As máquinas de autoatendimento possuem diferenciais notáveis que se destacam pela facilidade na relação do cliente, além de trazer a tecnologia moderna para o espaço, transformando todo o ambiente.
Uma delas é a redução de tamanho e espera de filas de atendimento. A máquina disponibiliza a visualização dos produtos, com preço e pagamento.
Dessa forma, o cliente rapidamente faz a escolha, vai até a máquina com o dinheiro contado e sai satisfeito do local.
Outro benefício é o distanciamento social. Desde a pandemia, este critério tornou-se um processo para determinar os locais ideais de consumo, em conformidade com as regras sanitárias. Com a máquina, elimine o contato direto.
Ainda na questão da pandemia, esse tipo de compra se torna altamente seguro simplesmente porque não há troca de contato entre outra pessoa que não seja o cliente e o produto dentro da máquina. Com isso, evita-se a propagação do vírus.
Facilidades tecnológicas
As facilidades tecnológicas somente aumentam a segurança do equipamento.
Se antes as máquinas de autoatendimento já apresentavam uma inovação altíssima de tecnologia, com o auxílio da internet, isso se tornou ainda maior, com acompanhamento remoto pela palma da mão.
Apenas com aplicativos instalados no celular, você consegue obter um acompanhamento remoto de todos os processos realizados no equipamento instalado em sua loja, mercado ou empresa.
A reposição automática de alimentos também é um avanço enorme para facilitar a vida do cliente e do empresário.
Com esse tipo de função, você não se preocupa com a falta dos produtos e nem precisa levantar da cadeira para realizar a reposição.
Tudo isso garante a tranquilidade necessária para todos os envolvidos: funcionários, clientes e donos.
É claro, sabendo dos perigos que todos podemos sofrer, é sempre recomendável acomodar uma cordoalha de aço no entorno do equipamento, também pode ser uma boa escolha para os dias de folga ou de comércio fechado.
Caixas de autoatendimento: agilidade e praticidade
Carregando os mesmos benefícios e proteções das máquinas de autoatendimento, os caixas são comumente instalados em supermercados e bancos, mas também podem ser encontrados em redes de lanchonetes e shoppings.
Devido à pandemia, e o avanço da tecnologia, com o PIX e Qrcode, essa modalidade de pagamento está sendo bastante usada.
O diferencial em relação às máquinas é que aqui você ainda passa por um atendente, somente para retirar o seu produto ou alimento.
No caso de agências bancárias, não há nenhum atendente, apenas o caixa, que funciona de forma totalmente inteligente, com leitores de códigos de barras, digitais e repositórios específicas para a transferências de dinheiro físico.
Dessa forma, o próprio cliente realiza boa parte do serviço, evitando grandes filas, contato com funcionários, possíveis crises e problemas.
Em lanchonetes, os caixas costumam aceitar os modelos de pagamento válidos no cartão, na modalidade crédito, débito e PIX.
Uma nova cara para o trabalho
Com toda a venda ou boa parte concentrada na máquina de autoatendimento, você ainda pode dedicar mais investimento e foco em outras partes do trabalho, aumentando a produtividade de outros setores da empresa.
Com isso, outros processos internos podem ser melhorados, enquanto a venda final fica totalmente à cargo do uso da máquina pelo cliente. Isso pode servir para diversas empresas, de uma doceria até uma empresa de ar condicionado.
Isso porque qualquer trabalhador da empresa pode usufruir, começando pelos clientes externos, para a faxineira ou chefia.
Sempre que alguém estiver com vontade de tomar um café, comprar um salgadinho, será facilmente atendido, proporcionando mais satisfação para os funcionários.
A instalação de máquinas de autoatendimento também é sinal de tecnologia de alto nível dentro do local, proporcionando uma nova imagem para o estabelecimento.
Será um enorme diferencial uma máquina de autoatendimento na sua empresa de manutenção de elevadores e na do concorrente não, por exemplo.
Adquira já uma máquina de autoatendimento
Depois de entender todas as características e funcionalidades de uma máquina ou caixa de autoatendimento, você está pronto para entrar em contato com uma empresa responsável e instalar esse equipamento no seu estabelecimento.
Não esqueça de pesquisar bem os locais que já usam esse tipo de serviço para fazer um contrato com segurança e tranquilidade.
Dessa forma, você terá um sucesso garantido na relação com os clientes e funcionários.
Vale também observar todas as categorias de máquinas, daquelas que realizam vendas de alimentos até outras com foco em bebidas como água e refrigerante. É interessante realizar uma pesquisa com o seu público para saber qual a melhor escolha.
Todo esse processo vai garantir a segurança necessária para a aquisição do equipamento. Tenha o acompanhamento remoto, a facilidade dos clientes e aumente ainda mais suas vendas com a máquina de autoatendimento!
Considerações finais
Se você gostou dessa publicação sobre máquinas de autoatendimento, compartilhe com seus amigos. Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Imagem: Caixa registradora vetor criado por freepik – br.freepik.com