qual o melhor CRM para implementar na sua empresa

Qual o melhor CRM para implementar na sua empresa? 5/5 (1)

O relacionamento com o cliente é muito importante para qualquer empresa. Nesse sentido, o CRM para implementar vendas pode ser fundamental para simplificar os processos de contato e venda em um negócio.

Isso significa obter novos leads, organizar contatos e melhorar o relacionamento com os clientes, dentre outras funções, a partir de uma ferramenta que possibilita segmentar e até otimizar os processos de interação.

À medida que a tecnologia avança, mais e mais tipos de CRM estão sendo criados. Mais ainda, as ferramentas são aprimoradas e as estratégias de CRM se tornam mais fáceis de adotar, proporcionando melhores resultados e atendendo a diferentes segmentos.

Se você tem interesse em saber como esse software funciona, quais são as melhores opções disponíveis no mercado e como escolher, você chegou ao texto certo.


O que é o CRM?

A sigla CRM quer dizer Customer Relationship Manager, ou gerenciamento de relacionamento com o cliente – em português.

Isso significa que as ferramentas de CRM visam criar um ambiente focado na comunicação com os clientes e facilita o processo de contato da melhor maneira possível. 

A função da plataforma é gerenciar uma variedade de estratégias de negócios, proporcionar suporte técnico aos clientes e entender as necessidades desses usuários. 

Com isso, é possível usar diferentes informações e dados para melhorar as ações de relacionamento com os fornecedores de energia solar, por exemplo, e antecipar a necessidade dos clientes e a jornada de compra, atuando com mais propriedade e estratégia, melhorando os resultados.

Tudo isso proporciona o aumento das vendas e ajuda a atrair mais clientes, afinal, os usuários satisfeitos tendem a recomendar e fortalecer a divulgação da marca.

Contudo, é preciso ressaltar que a gestão do relacionamento com o cliente vai muito além de softwares e plataformas. 

Ela gera previsões de necessidades e desejos, otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas, personaliza campanhas e atrai novos clientes, automatizando diversos fluxos de contato, atendimento e vendas.


Como o CRM funciona?

Acompanhar o público geral de forma acessível e pessoal faz diferença à medida que o mercado se torna cada vez mais competitivo. 

Isso também permite melhorar o relacionamento, bem como ‘pontuar’ os clientes, direcionando as estratégias e os contatos de forma mais personalizada e qualificada.

No entanto, conseguir isso demanda atenção e o estabelecimento de um processo claro, especialmente para empresas como fábrica de injeção plástica com centenas de clientes. 

É nesse contexto que recorrer a um sistema que possa coletar as informações mais relevantes sobre os prospects de forma efetiva e automatizada torna-se mais interessante.

Isso porque o CRM apresenta recursos decisivos, como cadastro e monitoramento de clientes, automação de procedimentos, criação de funis de vendas completos e personalizados, bem como a integração de equipes.

Isso faz dele um componente indispensável para acompanhar o histórico de cada consumidor com precisão. Ou seja, os atendimentos se tornarão mais ágeis e direcionados, melhorando os resultados.

Como dissemos, existem vários tipos de CRM disponíveis. A seguir, conheça os principais nomes e, depois, saiba como escolher o mais apto para atender as necessidades da sua marca.


Quais são as melhores plataformas de CRM?

Escolher a plataforma de CRM que a sua empresa vai utilizar é de suma importância para otimizar os fluxos conforme suas necessidades e obter melhores resultados. Separamos algumas opções a seguir.

RD Station

O RD Station permite otimizar e ampliar o processo de marketing e vendas. 

A plataforma foi desenvolvida especificamente para criar fluxos de e-mail, landing pages e captação de leads.

Com isso, a integração com o RD Station permite que uma fabrica de embalagens de papelão, por exemplo, crie um processo de vendas estruturado e centralizado. 

A partir da ferramenta é possível monitorar o processo de vendas e o alcance das metas em tempo real, com uma visão clara das negociações. 

O RD Station também possibilita registrar diferentes processos de negócios, cada um com um fluxo e objetivo, determinando a realização de metas. 

Além disso, os usuários podem rastrear totalmente as tarefas e definir lembretes.

Leadlovers

Essa plataforma é parecida com a RD Station, mas conta com algumas funções adicionais.

Ela possui recursos de chatbots, marketing por mensagem de texto e consentimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Desse modo, com essa plataforma, o time de marketing de loja de filtro regulador de pressão pode desenvolver uma landing page mais efetiva, com base em mais de 250 templates disponíveis, todos totalmente responsivos.

O chatbot otimiza a coleta de dados, direcionando-os para o funil de vendas. 

A Leadlovers tem, ainda, uma área de membros que oferece cursos exclusivos com emissão de certificados.

Sendo assim, o monitoramento e a gestão se tornam mais fáceis, podendo ser realizadas em tempo real para identificar com rapidez todas as oportunidades de vendas do negócio.

High Sales

O sistema da agência de marketing digital High Sales não só fornece todos os recursos básicos necessários para um CRM, como também organiza melhor as vendas.

A plataforma elimina a necessidade de uso de planilhas e fornece informações precisas sobre a jornada de relacionamento e para a tomada de decisão. Consequentemente, torna as vendas mais rápidas e fáceis.

A High Sales tem funil de vendas personalizado para organizar melhor o fluxo de vendas e a disposição de compra dos leads.

Ela tem integração com o Google Calendar e permite:

  • Agendar reuniões;
  • Programar ligações;
  • Coordenar visitas;
  • Administrar prospecções.

Além disso, com apenas alguns cliques, é possível descobrir quais funcionários vendem mais piso líquido preço, quais produtos/serviços são os mais pedidos, os canais de publicidade paulínia com mais engajamento e muito mais.

Para uso, a plataforma é disponibilizada em versão paga, contudo, há uma avaliação gratuita por 30 dias.

Senior

O CRM Senior traz um gerenciamento de vendas verdadeiramente completo e que acompanha de perto toda a jornada do cliente.

Ele foi desenvolvido para integrar todos os departamentos da empresa ao ciclo de vida do cliente, da prospecção ao pós-venda. 

Essa gestão por todo o funil possibilita aumentar muito o volume de negócios e torna o relacionamento após a venda mais otimizado.

Entre os recursos do Senior, merecem destaque o portal colaborativo e compartilhado com todos os funcionários da empresa, desde os responsáveis pela manutenção de nobreak residencial preço oferecido ao público até a gerência responsável pelas campanhas de marketing.

Com isso há a melhora na tomada de decisões, que passa a ser baseada em dados precisos e a partir da centralização de informações.


Entenda os benefícios de usar CRM

A plataforma de Customer Relationship Management traz uma série de vantagens para vários tipos de empresas. Conheça todas elas de perto continuando a leitura.

Ajuda a identificar oportunidades

O CRM é reconhecido pelo potencial de segmentação. Ao fazer isso, você encontrará o potencial da ferramenta para mostrar as melhores oportunidades de vendas para cada grupo de clientes.

Isso acontece de diferentes maneiras. Afinal, é possível avaliar desde o melhor canal para aquisição de clientes até qual o perfil é o melhor para venda de piso cimentício atérmico preço M2, por exemplo, ou o melhor momento para contatá-los, sendo dados cruciais para o desenvolvimento de ações efetivas.

Entender qual é a melhor oportunidade também aumenta o ticket médio do cliente. 

As estratégias são construídas com base nessas informações e possibilitam ações de cross selling ou up selling, impactando no recebimento e lucro.

Como resultado, vemos uma aceleração nas vendas através da otimização de todo o ciclo. Isso pode tornar todo o processo mais dinâmico e acelerar algumas etapas.

Viabiliza o monitoramento de resultados

Com as plataformas, existe a possibilidade de monitorar os resultados. Do marketing às vendas, é possível acompanhar toda a trajetória e quais ações tem melhor resultado.

Lembre-se que é crucial considerar os números ao falar sobre a execução de estratégias efetivas em uma empresa. 

Com o CRM, você pode obter relatórios completos e rápidos que otimizam o trabalho do gerente. 

Além disso, eles podem ser semanais, mensais, por faixa etária, localização ou qualquer segmento que o negócio desejar, permitindo a qualificação da análise dos dados. 

Por conta de todos esses recursos, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) para a empresa de nobreak 700va preço, por exemplo, tende a abaixar.

Melhora a comunicação entre as equipes comerciais

Uma boa solução de CRM também pode ajudá-lo a estabelecer uma melhor comunicação dentro do seu departamento de vendas.

O compartilhamento de informações em tempo real com vários departamentos significa que todos conhecem melhor seus clientes e os objetivos e estratégias podem ser melhor alinhados.

Por exemplo, em vez de ligar para o suporte várias vezes, o vendedor só precisa acessar o sistema para encontrar informações sobre um determinado cliente e compreender o melhor momento para ligar ou mesmo qual é o estágio de alguma solicitação.

Com a plataforma, o profissional também pode delegar atividades a outros colegas, aumentando a colaboração nos negócios. 

Por fim, o sistema torna-se uma ferramenta de comunicação interna eficiente.

Fortalece a qualificação de leads

A vasta gama de dados que um CRM armazena contribui para que as equipes de marketing identifiquem leads que têm o perfil mais sintonizado com a organização e para a compra.

Entra em cena a qualificação de leads. Isso normalmente envolve a análise das informações do perfil (localização, segmento de negócios, renda e materiais de interesse) e o estabelecimento do relacionamento.

O contato passa a fazer parte do funil de vendas. O progresso dele, a partir daí, é medido pelo material segmentado pelo time de atendimento.

Nessa etapa os profissionais realizam o chamado lead scoring (pontuação de leads, em português). São atribuídos números para identificar os perfis com mais propensão a serem convertidos.

A qualificação é uma ferramenta muito prática para direcionar esforços e completar conversões em menos tempo.

Intensifica a fidelização

Com o CRM atualizado, as equipes de marketing podem identificar quais leads fecharam negócios com a empresa e fortalecer a relação com eles.

Com isso, as marcas passam a estudar e avaliar os motivos da conversão de cada lead, organizando e rastreando métricas, como o já citado CAC, Retorno sobre Investimento (ROI) e Life Time Value (LTV – Valor de tempo de vida).

Uma campanha que atrai leads com perfil de interesse e proporciona melhores condições de negócios aos consumidores mais valiosos é um dos segredos para uma alta taxa de fidelização.


Considerações finais

A integração entre CRM e marketing é essencial para melhorar o atendimento ao cliente, a eficiência e a fidelização.

A longo prazo, essa estratégia ajudará você a otimizar suas campanhas, reduzir custos e gerar melhores receitas e contatos.

Portanto, verifique a plataforma mais adequada para a sua realidade e seus objetivos e verifique o processo para implementar um CRM junto às equipes de marketing e vendas para otimizar os contatos.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem: dlxmedia.hu on Unsplash

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