O relacionamento com o cliente é muito importante para qualquer empresa. Nesse sentido, o CRM para implementar vendas pode ser fundamental para simplificar os processos de contato e venda em um negócio.
Isso significa obter novos leads, organizar contatos e melhorar o relacionamento com os clientes, dentre outras funções, a partir de uma ferramenta que possibilita segmentar e até otimizar os processos de interação.
À medida que a tecnologia avança, mais e mais tipos de CRM estão sendo criados. Mais ainda, as ferramentas são aprimoradas e as estratégias de CRM se tornam mais fáceis de adotar, proporcionando melhores resultados e atendendo a diferentes segmentos.
Se você tem interesse em saber como esse software funciona, quais são as melhores opções disponíveis no mercado e como escolher, você chegou ao texto certo.
O que é o CRM?
A sigla CRM quer dizer Customer Relationship Manager, ou gerenciamento de relacionamento com o cliente – em português.
Isso significa que as ferramentas de CRM visam criar um ambiente focado na comunicação com os clientes e facilita o processo de contato da melhor maneira possível.
A função da plataforma é gerenciar uma variedade de estratégias de negócios, proporcionar suporte técnico aos clientes e entender as necessidades desses usuários.
Com isso, é possível usar diferentes informações e dados para melhorar as ações de relacionamento com os fornecedores de energia solar, por exemplo, e antecipar a necessidade dos clientes e a jornada de compra, atuando com mais propriedade e estratégia, melhorando os resultados.
Tudo isso proporciona o aumento das vendas e ajuda a atrair mais clientes, afinal, os usuários satisfeitos tendem a recomendar e fortalecer a divulgação da marca.
Contudo, é preciso ressaltar que a gestão do relacionamento com o cliente vai muito além de softwares e plataformas.
Ela gera previsões de necessidades e desejos, otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas, personaliza campanhas e atrai novos clientes, automatizando diversos fluxos de contato, atendimento e vendas.
Como o CRM funciona?
Acompanhar o público geral de forma acessível e pessoal faz diferença à medida que o mercado se torna cada vez mais competitivo.
Isso também permite melhorar o relacionamento, bem como ‘pontuar’ os clientes, direcionando as estratégias e os contatos de forma mais personalizada e qualificada.
No entanto, conseguir isso demanda atenção e o estabelecimento de um processo claro, especialmente para empresas como fábrica de injeção plástica com centenas de clientes.
É nesse contexto que recorrer a um sistema que possa coletar as informações mais relevantes sobre os prospects de forma efetiva e automatizada torna-se mais interessante.
Isso porque o CRM apresenta recursos decisivos, como cadastro e monitoramento de clientes, automação de procedimentos, criação de funis de vendas completos e personalizados, bem como a integração de equipes.
Isso faz dele um componente indispensável para acompanhar o histórico de cada consumidor com precisão. Ou seja, os atendimentos se tornarão mais ágeis e direcionados, melhorando os resultados.
Como dissemos, existem vários tipos de CRM disponíveis. A seguir, conheça os principais nomes e, depois, saiba como escolher o mais apto para atender as necessidades da sua marca.
Quais são as melhores plataformas de CRM?
Escolher a plataforma de CRM que a sua empresa vai utilizar é de suma importância para otimizar os fluxos conforme suas necessidades e obter melhores resultados. Separamos algumas opções a seguir.
RD Station
O RD Station permite otimizar e ampliar o processo de marketing e vendas.
A plataforma foi desenvolvida especificamente para criar fluxos de e-mail, landing pages e captação de leads.
Com isso, a integração com o RD Station permite que uma fabrica de embalagens de papelão, por exemplo, crie um processo de vendas estruturado e centralizado.
A partir da ferramenta é possível monitorar o processo de vendas e o alcance das metas em tempo real, com uma visão clara das negociações.
O RD Station também possibilita registrar diferentes processos de negócios, cada um com um fluxo e objetivo, determinando a realização de metas.
Além disso, os usuários podem rastrear totalmente as tarefas e definir lembretes.
Leadlovers
Essa plataforma é parecida com a RD Station, mas conta com algumas funções adicionais.
Ela possui recursos de chatbots, marketing por mensagem de texto e consentimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Desse modo, com essa plataforma, o time de marketing de loja de filtro regulador de pressão pode desenvolver uma landing page mais efetiva, com base em mais de 250 templates disponíveis, todos totalmente responsivos.
O chatbot otimiza a coleta de dados, direcionando-os para o funil de vendas.
A Leadlovers tem, ainda, uma área de membros que oferece cursos exclusivos com emissão de certificados.
Sendo assim, o monitoramento e a gestão se tornam mais fáceis, podendo ser realizadas em tempo real para identificar com rapidez todas as oportunidades de vendas do negócio.
High Sales
O sistema da agência de marketing digital High Sales não só fornece todos os recursos básicos necessários para um CRM, como também organiza melhor as vendas.
A plataforma elimina a necessidade de uso de planilhas e fornece informações precisas sobre a jornada de relacionamento e para a tomada de decisão. Consequentemente, torna as vendas mais rápidas e fáceis.
A High Sales tem funil de vendas personalizado para organizar melhor o fluxo de vendas e a disposição de compra dos leads.
Ela tem integração com o Google Calendar e permite:
- Agendar reuniões;
- Programar ligações;
- Coordenar visitas;
- Administrar prospecções.
Além disso, com apenas alguns cliques, é possível descobrir quais funcionários vendem mais piso líquido preço, quais produtos/serviços são os mais pedidos, os canais de publicidade paulínia com mais engajamento e muito mais.
Para uso, a plataforma é disponibilizada em versão paga, contudo, há uma avaliação gratuita por 30 dias.
Senior
O CRM Senior traz um gerenciamento de vendas verdadeiramente completo e que acompanha de perto toda a jornada do cliente.
Ele foi desenvolvido para integrar todos os departamentos da empresa ao ciclo de vida do cliente, da prospecção ao pós-venda.
Essa gestão por todo o funil possibilita aumentar muito o volume de negócios e torna o relacionamento após a venda mais otimizado.
Entre os recursos do Senior, merecem destaque o portal colaborativo e compartilhado com todos os funcionários da empresa, desde os responsáveis pela manutenção de nobreak residencial preço oferecido ao público até a gerência responsável pelas campanhas de marketing.
Com isso há a melhora na tomada de decisões, que passa a ser baseada em dados precisos e a partir da centralização de informações.
Entenda os benefícios de usar CRM
A plataforma de Customer Relationship Management traz uma série de vantagens para vários tipos de empresas. Conheça todas elas de perto continuando a leitura.
Ajuda a identificar oportunidades
O CRM é reconhecido pelo potencial de segmentação. Ao fazer isso, você encontrará o potencial da ferramenta para mostrar as melhores oportunidades de vendas para cada grupo de clientes.
Isso acontece de diferentes maneiras. Afinal, é possível avaliar desde o melhor canal para aquisição de clientes até qual o perfil é o melhor para venda de piso cimentício atérmico preço M2, por exemplo, ou o melhor momento para contatá-los, sendo dados cruciais para o desenvolvimento de ações efetivas.
Entender qual é a melhor oportunidade também aumenta o ticket médio do cliente.
As estratégias são construídas com base nessas informações e possibilitam ações de cross selling ou up selling, impactando no recebimento e lucro.
Como resultado, vemos uma aceleração nas vendas através da otimização de todo o ciclo. Isso pode tornar todo o processo mais dinâmico e acelerar algumas etapas.
Viabiliza o monitoramento de resultados
Com as plataformas, existe a possibilidade de monitorar os resultados. Do marketing às vendas, é possível acompanhar toda a trajetória e quais ações tem melhor resultado.
Lembre-se que é crucial considerar os números ao falar sobre a execução de estratégias efetivas em uma empresa.
Com o CRM, você pode obter relatórios completos e rápidos que otimizam o trabalho do gerente.
Além disso, eles podem ser semanais, mensais, por faixa etária, localização ou qualquer segmento que o negócio desejar, permitindo a qualificação da análise dos dados.
Por conta de todos esses recursos, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) para a empresa de nobreak 700va preço, por exemplo, tende a abaixar.
Melhora a comunicação entre as equipes comerciais
Uma boa solução de CRM também pode ajudá-lo a estabelecer uma melhor comunicação dentro do seu departamento de vendas.
O compartilhamento de informações em tempo real com vários departamentos significa que todos conhecem melhor seus clientes e os objetivos e estratégias podem ser melhor alinhados.
Por exemplo, em vez de ligar para o suporte várias vezes, o vendedor só precisa acessar o sistema para encontrar informações sobre um determinado cliente e compreender o melhor momento para ligar ou mesmo qual é o estágio de alguma solicitação.
Com a plataforma, o profissional também pode delegar atividades a outros colegas, aumentando a colaboração nos negócios.
Por fim, o sistema torna-se uma ferramenta de comunicação interna eficiente.
Fortalece a qualificação de leads
A vasta gama de dados que um CRM armazena contribui para que as equipes de marketing identifiquem leads que têm o perfil mais sintonizado com a organização e para a compra.
Entra em cena a qualificação de leads. Isso normalmente envolve a análise das informações do perfil (localização, segmento de negócios, renda e materiais de interesse) e o estabelecimento do relacionamento.
O contato passa a fazer parte do funil de vendas. O progresso dele, a partir daí, é medido pelo material segmentado pelo time de atendimento.
Nessa etapa os profissionais realizam o chamado lead scoring (pontuação de leads, em português). São atribuídos números para identificar os perfis com mais propensão a serem convertidos.
A qualificação é uma ferramenta muito prática para direcionar esforços e completar conversões em menos tempo.
Intensifica a fidelização
Com o CRM atualizado, as equipes de marketing podem identificar quais leads fecharam negócios com a empresa e fortalecer a relação com eles.
Com isso, as marcas passam a estudar e avaliar os motivos da conversão de cada lead, organizando e rastreando métricas, como o já citado CAC, Retorno sobre Investimento (ROI) e Life Time Value (LTV – Valor de tempo de vida).
Uma campanha que atrai leads com perfil de interesse e proporciona melhores condições de negócios aos consumidores mais valiosos é um dos segredos para uma alta taxa de fidelização.
Considerações finais
A integração entre CRM e marketing é essencial para melhorar o atendimento ao cliente, a eficiência e a fidelização.
A longo prazo, essa estratégia ajudará você a otimizar suas campanhas, reduzir custos e gerar melhores receitas e contatos.
Portanto, verifique a plataforma mais adequada para a sua realidade e seus objetivos e verifique o processo para implementar um CRM junto às equipes de marketing e vendas para otimizar os contatos.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Imagem: dlxmedia.hu on Unsplash