como economizar gasolina e dinheiro

Como economizar gasolina e dinheiro – 10 dicas

Essas são 10 maneiras fáceis de você reduzir seus gastos com gasolina em tempos de crise econômica e alta dos preços dos combustíveis

Os carros são mais eficientes hoje em dia, no entanto, os motoristas brasileiros ainda gastam quantias impressionantes de dinheiro em gasolina para seus carros, mas economizar pode não ser uma tarefa tão impossível.

O preço da gasolina é um dos custos mais altos para quem possui um veículo. Infelizmente, a tendência é que o preço da gasolina continuará a subir no futuro. É por isso que tantas pessoas estão interessadas em economizar sempre que podem.

Você não pode controlar o preço que irá pagar por um litro de gasolina, mas uma mudança de atitude está bem ao seu alcance. As ações que você pode tomar para reduzir o consumo de combustível e os custos gerais de condução se enquadram em três grandes categorias: hábitos de condução e compra de gasolina e manutenção do seu veículo.

Este artigo trará algumas das dicas mais fáceis e eficazes para economizar gasolina e o seu dinheiro. Continue lendo para saber mais.


Veja agora 10 dicas para você economizar sua gasolina e seu dinheiro

1. Utilize um aplicativo de busca de ofertas em combustível

Os preços da gasolina podem variar bastante em distâncias curtas, especialmente em regiões de fronteira. Todo motorista, particularmente aqueles que viajam muito a passeio ou trabalho, precisa de um aplicativo que compartilhe as melhores ofertas de gasolina. No Brasil, os principais aplicativos de vantagens nesse sentido pertencem às três maiores redes de combustíveis do Brasil. São eles:

  • Abastece Aí dos Postos Ipiranga. O aplicativo pode ser baixado para Android ou iOS.
  • Shell Box da rede Shell. Baixe o aplicativo para Android ou iOS.
  • Premmia da Rede BR. O aplicativo também pode ser baixado para Android e iOS.
  • Com Pagbank você também pode economizar na hora de comprar combustível. Quer dizer: na verdade, há um retorno para a conta corrente de 2% do valor pago quando se utiliza a integração entre o aplicativo do banco e o Shell Box. Esse cashback, claro, só é válido para abastecimentos em postos da rede Shell. Abra sua conta Pagbank aqui.

2. Modifique seu trajeto se for mais vantajoso

Dirigir sozinho para o trabalho é mais difícil para o seu bolso e para o meio ambiente do que qualquer outro método de deslocamento. Isso ocorre principalmente se você trabalha em um bairro de negócios ou central congestionado, onde o estacionamento é escasso e caro.

Procure opções de deslocamento mais econômicas. Dependendo de onde você mora, quanto tempo você tem pela manhã, e sua forma física, existem várias opções comuns.

  • Criando uma carona com colegas de trabalho que moram perto de você, trocando responsabilidades de dirigir todos os dias ou semanas, dividir os custos de combustíveis e até revezar o veículo utilizado.
  • Transporte público, como ônibus ou trem municipal ou intermunicipal, usando um passe mensal para reduzir seu custo líquido por viagem.
  • Bicicleta para o trabalho.
  • Dividir o valor de um aplicativo de motoristas como Uber e 99POP.

3. Trabalhe em casa sempre que possível

A pandemia COVID-19 deixou claro que as pessoas podem fazer muitos trabalhos administrativos remotamente com impacto mínimo na produtividade. Mesmo o trabalho remoto de meio período pode reduzir significativamente os custos de transporte.

E essa alternativa não serve apenas para funcionários, mas também para empresários e gestores que podem despachar suas rotinas de casa.

4. Utilize a tecnologia atual a seu favor na hora de traçar suas rotas

Os carros queimam mais combustível durante a aceleração do que durante a costa ou cruzeiro. Isso significa que a rota mais eficiente em combustível para o seu destino não é necessariamente a mais curta. É a rota que requer menos aceleração e desaceleração — aquela com menos semáforos, menos congestionamento, menor volume de tráfego ou melhor fluxo de tráfego no geral.

utilize a tecnologia dos aplicativos para traçar rotas e economizar gasolina

Encontre sua rota usando um aplicativo de navegação que incorpore dados de tráfego em tempo real, como o Waze,ou mostre semáforos e outras medidas de controle de tráfego, como Apple Maps ou Google Maps.

5. Faça suas paradas e partidas suavemente

Mesmo a rota mais eficiente envolve algumas paradas e partidas. Para minimizar o impacto dessas manobras na economia de combustível e no custo, execute-as da forma mais suave possível.

Acelere lentamente e freia gradualmente até uma parada total. Evite fazer de cada parada no semáforo uma nova corrida e nem deixe para frear bruscamente de uma vez.

6. Observe o limite de velocidade econômica

Os veículos otimizam o consumo de combustível em velocidades diferentes, mas a eficiência do combustível tende a diminuir acima dos 80km/h. Manter uma velocidade constante também pode ajudar você a economizar sua gasolina. O tradicional “para e arranca” é um grande vilão no consumo de combustíveis.

7. Aceite vagas de estacionamento mais afastadas do seu destino

Uma maneira de reduzir o desperdício de combustível relacionado ao estacionamento é se contentar com vagas de estacionamento mais distantes do seu destino. Isso nem sempre é possível em bairros de negócios, compras e entretenimento com menos vagas de estacionamento do que carros, mas é uma boa regra para se praticar sempre que possível.

Em vez de dirigir ao redor do quarteirão mais uma vez em busca do lugar perfeito, vá para uma área menos lotada a alguns quarteirões de distância e vá caminhando até o local sem desperdiçar mais gasolina.

8. Reduza o uso do ar condicionado

reduza o uso do ar condicionado do veículo para economizar gasolina e dinheiro do seu bolso

O uso do ar condicionado do seu carro pode reduzir a economia de combustível em até 25%. Em dias agradáveis, desligue o ar condicionado inteiramente e use a ventilação natural. Mesmo nos dias de maior calor, utilize esse recurso apenas em situações extremas.

9. Mantenha seus pneus bem calibrados

Pneus calibrados com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo podem melhorar a quilometragem por litro de gasolina em média 0,6% e até 3% em alguns casos.

Cada libra a menos por polegada quadrada na pressão abaixo do nível recomendado equivale a uma queda de 0,2% na eficiência do combustível.

Você pode encontrar a pressão recomendada do fabricante do seu veículo no manual do proprietário.

10. Faça manutenção preventiva no seu carro regularmente

A manutenção adequada do veículo melhora a economia de combustível e reduz as emissões de gases nocivos.

Manter o sensor de oxigênio do seu veículo em bom funcionamento é especialmente importante. Um sensor defeituoso pode reduzir a economia de combustível em até 40%.

Da mesma forma, substituir periodicamente o filtro de ar e as velas de ignição pode ajudar o motor a queimar gasolina de forma mais eficiente.


Considerações finais

Se você seguir algumas dessas dicas para economizar gasolina e dinheiro, você perceberá um aumento significativo na eficiência de combustível do seu veículo. Claro, você tem que adaptar esses hábitos em sua rotina de condução para continuar a ver a melhor eficiência de combustível possível para o seu carro. Isso pode parecer ruim no início, mas se tornará natural depois de um tempo. 

Se você gostou dessa publicação, compartilhe com seus amigos. Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.

Deixe um comentário