Este guia detalha os fundamentos do disco de tacógrafo, como usá-lo de forma eficaz e as melhores marcas do mercado
O disco de tacógrafo pode ser uma dor de cabeça para os gerentes de frota, mas é uma parte necessária para que empresas de transportes, como por exemplo uma empresa limpa fossa em Porto Alegre ou uma empresa de transporte público como a Carris, andem em conformidade com a lei.
Esse disco é uma parte necessária da conformidade para motoristas profissionais e empresas de transporte rodoviário, incluindo ônibus e caminhões de vários portes.
Neste guia, detalharemos os fundamentos do disco de tacógrafo e forneceremos dicas sobre como usá-lo de forma eficaz.
O que é um disco de tacógrafo?
Um disco de tacógrafo é um gráfico circular usado para registrar as atividades de um motorista e o tempo de direção. É exigido por lei que motoristas do Brasil e em diversos outros países garantam a conformidade com os regulamentos sobre horas de direção, velocidade máxima e períodos de descanso.
O disco é inserido em um dispositivo de tacógrafo, que registra dados como velocidade, distância e tempo de condução. O disco é então removido e armazenado por um determinado período de tempo para inspeção pelas autoridades.
Órgãos executivos e fiscalizadores de tacógrafos no Brasil
No âmbito da União, o órgão executivo de trânsito é o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, cujo funcionamento é regulado pelo Regimento interno do Ministério da Infraestrutura, aprovado pela Portaria n. 124/20, deste Ministério; já o órgão executivo rodoviário é o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte – DNIT, criado pela Lei n. 10.233/01, em substituição ao antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER;
Há também os órgãos fiscalizadores, que são os órgãos responsáveis pelo controle do cumprimento da lei, no âmbito de sua competência e dentro de sua circunscrição. O artigo 7º estabelece, taxativamente, dois órgãos com esta finalidade precípua: a Polícia Rodoviária Federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destinado, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais (artigo 144, § 2º, da Constituição Federal) e as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal, às quais competem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública (artigo 144, § 5º, da CF).
Além destes dois órgãos, componentes da Segurança pública, há que se ressaltar a possibilidade de que os órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviários constituam corpos próprios de agentes de fiscalização, responsáveis por tal atividade na sua esfera de competência;
Tipos de discos de tacógrafo
Existem dois tipos principais de discos de tacógrafo: analógicos e digitais. Os discos analógicos são os tradicionais discos de papel usados há décadas. Eles exigem entrada manual de informações do motorista e do veículo, e os dados são gravados por uma caneta no disco.
Os discos digitais, por outro lado, são eletrônicos e armazenam dados em um chip. Eles são mais precisos e eficientes, pois registram automaticamente as informações do motorista e do veículo e podem ser facilmente baixados para inspeção. No entanto, eles exigem equipamentos especializados para ler e baixar os dados.
Como preencher um disco de tacógrafo
Preencher um disco de tacógrafo pode ser uma tarefa assustadora, mas é essencial para o cumprimento dos regulamentos. Para os discos analógicos, o motorista deve inserir manualmente seu nome, a data, os horários de início e término do turno e as pausas realizadas.
Eles também devem registrar a distância percorrida e o número de registro do veículo. Para os discos digitais, o condutor apenas necessita de inserir o disco no tacógrafo e certificar-se de que o seu cartão de condutor está inserido.
O tacógrafo registrará automaticamente as informações necessárias. É importante garantir que todas as informações sejam precisas e legíveis para evitar possíveis violações.
Armazenamento e retenção do disco do tacógrafo
Depois de preenchido, o disco do tacógrafo deve ser armazenado e guardado durante um determinado período de tempo. Para discos analógicos, a legislação prevê que, após o uso, cada disco seja guardado pelos prazos:
- noventa dias, em condições normais de utilização
- um ano, em caso de acidentes com vítimas
Para discos digitais, eles devem ser baixados e armazenados em um computador ou outro dispositivo por pelo menos um ano. É importante manter esses registros organizados e facilmente acessíveis em caso de auditoria ou inspeção. O não armazenamento e retenção adequados dos discos do tacógrafo pode resultar em multas e penalidades.
Erros comuns a evitar ao usar discos de tacógrafo
Embora os discos de tacógrafo sejam uma parte importante da conformidade para os gerentes de frota, há erros comuns que podem ser cometidos ao usá-los. Um erro é não preencher corretamente as informações solicitadas, como o nome do motorista e os horários de início e término da viagem.
Outro erro é não armazenar e reter os discos corretamente, o que pode resultar em multas e penalidades. É importante treinar motoristas e funcionários sobre o uso e armazenamento adequados dos discos de tacógrafo para evitar esses erros.
Melhores marcas de Disco Tacógrafo analógico
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A VDO é uma das marcas do Grupo Continental. No Brasil, ela existe desde 1959 e evoluiu junto com a indústria automobilística.
DML – Encontrar ofertas
Thega – DML produz Discos Diagrama para Tacógrafos, Papéis Térmicos, Etiquetas e Rótulos.
Considerações finais
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