materiais de construção top 20 melhores marcas do Brasil

Materiais de Construção: Top 20 melhores marcas do Brasil 5/5 (1)

Listamos algumas das principais marcas de materiais de construção do Brasil

Não é novidade que a construção civil possui grande representatividade na economia Brasileira, e o segmento de materiais de construção faz parte desse indicador positivo para o país. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7% em 2021, colaborando para o aumento do PIB Brasil que teve aumento de 4,6% no mesmo período.

No Brasil, há centenas de milhares de negócios envolvidos com materiais de construção, como construtoras, lojas de materiais de construção, distribuidores, empresas de reformas entre outros. Todos estes negócios, dos micro até as grandes empresas, fazem com que materiais de construção de inúmeros fabricantes sejam negociados e movimentados em todos os cantos do país.

Dentre tantas marcas existentes no mercado brasileiro, algumas delas se destacam há muitas décadas (mais de 25 anos de mercado), outras são marcas novas (menos de 15 anos de mercado), há também as marcas com tempo médio no mercado (de 15 a 25 anos de mercado). Todo tipo de material de construção pode ser encontrado em lojas e distribuidores de todos os estados, mas você saberia identificar as melhores do segmento? Resolvemos listar aqui neste artigo a nossa opinião sobre marcas de materiais de construção que podem ser seus próximos fornecedores brasileiros nesse segmento tão importante para nossa economia.


Mas afinal, o que são materiais de construção?

Os materiais de construção podem estar em toda parte de uma obra ou reforma, desde as matérias primas do concreto como cimento, brita e areia, até uma ferramenta utilizada para produzi-lo, como uma betoneira, por exemplo. Deste modo, quase tudo que envolve o processo de construção pode ser considerado um material de construção. Alguns desses materiais são mais simbólicos no segmento como:

  • Cimento
  • Tijolos
  • Areia
  • Brita
  • Pisos e Azulejos
  • Tintas
  • Argamassas
  • Vergalhões (Ferros de obra)
  • Arames
  • Pregos
  • Parafusos
  • Madeiras
  • Aberturas (Portas e Janelas)
  • Ferramentas (Betoneiras, furadeiras, martelos, serrotes)
  • Acabamentos (Torneiras, registros, louças sanitárias)
  • Materiais elétricos (Fios, tomadas, luminárias, etc.)

20 melhores marcas de materiais de construção do Brasil

Agora, vamos falar de marcas. Aqui abaixo, relacionei as minhas 20 melhores marcas de materiais de construção para compartilhar com você. Minhas indicações não possuem interesse comercial e a lista foi formada baseada na minha experiência como proprietário, funcionário e fornecedor de lojas de materiais de construção por mais de 25 anos. Confira a minha lista top 20!

1. Votorantim Cimentos

votorantim cimentos materiais de construção top 20 melhores marcas do Brasil

A Votorantim Cimentos é uma das oito maiores empresas globais de materiais de construção – cimento, concreto, agregados e argamassa. Nada pode ser mais representativo na construção do que o cimento não é mesmo? Essa é a minha principal marca de materiais de construção.


2. Gerdau

A Gerdau expandiu de uma fábrica de pregos em Porto Alegre para a maior produtora de aço das Américas ao longo dos seus mais de 120 anos de existência. Hoje, além dos pregos Gerdau, há também produtos importantes como vergalhões, arames e outros componentes de aço utilizados na construção civil. Gerdau é uma marca digna de estar nessa lista.


3. Brasilit

Brasilit é uma gigante das telhas de fibrocimento com mais de 80 anos de existência. Líder absoluta em telhas, a Brasilit também é pioneira na fabricação de telhas com a tecnologia CRFS, livres de amianto. Seu portfólio é extenso e seus produtos são referência de inovação e aperfeiçoamento de soluções construtivas.


4. Tigre

Líder de mercado no segmento de tubos, conexões e materiais hidráulicos, a Tigre possui soluções completas para o estágio da sua obra. A marca Tigre nasceu da ousadia do jovem empresário João Hansen Júnior. Em 1942 ele adquiriu, em Joinville, uma pequena fábrica de pentes, na época eram fabricados à base de chifres de bois. A Tigre S.A. é a 11ª empresa mais internacionalizada do Brasil, segundo estudo realizado pela Fundação Dom Cabral. (Wikipédia)


5. Suvinil

suvinil

O acabamento de uma obra ou reforma é um momento importante para quem está construindo, e as tintas que são mais lembradas nessa hora são, indiscutivelmente, as da marca Suvinil. Há mais de 60 anos no mercado, a Suvinil é referência quando o assunto são tintas para pintar histórias.

Não importa se você quer pintar uma parede, um móvel de madeira ou um portão de metal. Suvinil tem as melhores tintas pra você pintar diversas superfícies da sua casa e dar vida a suas ideias.


6. Vedacit

Vedacit traz as melhores soluções para você resolver os problemas de sua casa com os mais de 100 produtos para atender às mais diversas necessidades.

Vedacit é uma empresa brasileira do Grupo Baumgart, que comercializa produtos de impermeabilizantes e materiais de construção. A empresa atua no Brasil e em outros países da América do Sul como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. Wikipédia


7. Quartzolit

A Quartzolit foi fundada em 1937 no Brasil e, há 20 anos, integra o grupo Saint-Gobain. Hoje, é líder mundial na produção de argamassas industrializadas. Reconhecida pela qualidade de seus produtos procura ser a primeira marca lembrada por quem busca soluções inovadoras e de alta qualidade. AECweb.


8. Sika

A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos, que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos de fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística.

A Sika tem subsidiárias em 101 países em todo o mundo e opera em mais de 300 fábricas. A Sika emprega mais de 25.000 pessoas e gerou vendas de 8,1 bilhões de francos suíços no ano fiscal de 2019. No final de 2019, a Sika ganhou o Swiss Technology Award por uma inovadora tecnologia adesiva.


9. Coral

Desde que foi fundada, em 1954, a Coral desenvolve produtos e serviços de alta qualidade, além de tecnologias que auxiliam consumidores e pintores a transformar casas, escritórios, prédios históricos e todo tipo de construção com uma simples pintura.

Cor está no DNA da Coral. Sua paleta é a mais completa do mercado, com 2.016 tons – todos com nomes, o que facilita a memorização. A expertise na área resultou ainda na criação de ferramentas que ajudam na escolha e na combinação de tonalidades. E mais: anualmente, a marca aponta a cor que será tendência nos meses seguintes, graças ao Colour Futures, um estudo internacional que reúne especialistas dos quatro cantos do planeta. Em função dessa postura, a Coral consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração e design.

Suas fábricas estão localizadas em Mauá e Recife, somando 1.200 funcionários. Desde 2008, a Coral faz parte do grupo holandês AkzoNobel, o maior de tintas decorativas do mundo. Vale destacar que a inovação é a base da estratégia da marca.


10. Isdralit

isdralit

A Isdralit é uma empresa do Grupo Isdra desde 1970, produzindo telhas de fibrocimento e acessórios para telhados. Seu parque fabril concentra-se em Curitiba, com uma área de mais de 320.000m² e 05 linhas de produção. O centro de distribuição e o escritório corporativo ficam no Rio Grande do Sul. O primeiro em Sapucaia do Sul, e o segundo, no coração da capital, o Centro Histórico de Porto Alegre.

Produz telhas de 04, 05, 06 e 08 milímetros, além de acessórios que são complementos ideais para o acabamento do telhado. Economia, qualidade e resistência são marca registrada em seus produtos, pois garantem mais conforto e confiança para o lar ou qualquer tipo de construção. 


11. Amanco Wavin

Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, infraestrutura e agronegócio. Além disso, é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda.


12. Arcelor Mittal (Belgo)

ArcelorMittal S.A. é um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço com sede em Luxemburgo. Foi formada em 2006, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor. ArcelorMittal é a maior produtora de aço do mundo, com uma produção anual de aço bruto de 93,6 milhões de toneladas a partir de 2012. Wikipédia


13. Dagoberto Barcellos

Fundada em 1918, a Dagoberto Barcellos S.A. é uma das pioneiras na produção de cal para construção e calcário agrícola. Seu parque industrial abriga três fábricas de calcário além das fábricas de cal, argamassa e fertilizante. A produção anual supera a marca de 1 milhão de toneladas.

Atualmente a empresa é líder na comercialização de calcário agrícola e cal para construção civil e referência em qualidade na linha de argamassas. A certificação ISO 9001 monitora os processos industriais e um moderno laboratório próprio atesta a excelência dos produtos.


14. Renner

Tintas Renner foi fundada em 1927 e desde então investe em tecnologia para produzir e comercializar tintas de alta qualidade e tecnologia. PPG surge no ano de 1883, com o nascimento da Pittsburgh Plate Glass Company (PPG).

Unindo coragem e espírito inovador, tornou-se a primeira fábrica de vidros bem sucedida dos EUA.

No final do século XIX, entrou para o segmento de tintas, acompanhando o crescimento da indústria de construção e automobilística. Instalou-se no Brasil e, anos depois, incorporou a Tintas Renner, reforçando a posição de líder mundial em revestimentos.


15. Tramontina

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente para tornar a vida das pessoas cada vez melhor. Um esforço que se traduz em mais de 22 mil itens com propósitos e especificações distintas, mas com crenças e valores de uma marca única.

Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável através do programa de gestão ambiental.


16. Dewalt

Dewalt projeta e otimiza soluções profissionais para trabalhos pesados para garantir a confiança nos canteiros de obras mesmo nas condições mais extremas.

Desde 1922 até os dias de hoje, a Dewalt continua desenhando soluções e ferramentas inovadoras para profissionais e indústrias, além de acessórios e serviços. Garantindo total segurança para as condições mais pesadas que o profissional encontra nas obras.


17. Incepa

Desde o final de 2021 a Incepa pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa.

Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².


18. Eliane

Eliane foi fundada em 1960 e está presente em mais de 80 países ao redor do mundo. Sua história inspira confiança pelas suas habilidades, conhecimentos e experiência na arte de desenvolver, produzir e comercializar revestimentos cerâmicos. Eliane possui mais de 15 mil pontos de vendas em todo o Brasil e produz mais de 40,8 milhões de m² por ano.


19. Eucatex

eucatex materiais de construção top 20 melhores marcas do Brasil

Com uma história que ultrapassa seis décadas, a Eucatex exibe a maturidade de um grupo que soube ajustar as suas linhas de produtos e responder às novas exigências do consumidor brasileiro, tanto no seu jeito de morar como nas diferentes maneiras de pensar o ambiente de trabalho.

O Grupo se mantém como um dos maiores produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil. São 70 anos de histórias, 3 gerações de colaboradores, quase 3 mil funcionários, em 6 modernas fábricas pelo Brasil, com escritórios nos Estados Unidos, além de exportações para mais de 40 países e mais de 100 famílias de produtos.

Os pisos laminados e vinílicos, as portas, divisórias, os painéis MDF e MDP, as chapas de fibras de madeira, chapas T-HDF, as linhas de tintas imobiliárias e complementos, têm portfólios em constante evolução, com aplicação de avançadas tecnologias.

Genuinamente brasileiro, o Grupo Eucatex é um dos únicos do mercado a apresentar uma ampla variedade de itens para a construção civil, indústria moveleira e revenda madeireira. Sempre preocupado com o consumidor e com o meio ambiente, é conhecido por desenvolver produtos que oferecem opções práticas e criativas, a partir de pesquisas, com tecnologia de ponta e respeito ao meio ambiente.


20. Grupo GMEG

Inovar sempre, para facilitar a vida de seus clientes, colaboradores e sociedade local, na fabricação, importação e comercialização de produtos para o uso hobby, ocasional, profissional e industrial. GMEG é a fabricante das marcas Motomil, Eletroplas e Garthen.

A busca constante pela melhoria contínua nos processos de desenvolvimento, fabricação e comercialização conduzem a empresa para um crescimento sustentável, gerando rentabilidade para os sócios, revendedores, colaboradores e seus dependentes. Também respeitamos os valores éticos, ambientais e sociais que nos cercam, para que possamos cada vez melhor atender nossos clientes e revendedores de forma plena.

Estar entre os líderes de mercado em nossa linha de produtos. Fabricando produtos de qualidade e competitivos para satisfazer nossos clientes e revendedores.


Considerações finais

Embora a indústria de materiais de construção e construção civil no Brasil tenha enfrentado desafios no passado recente que desaceleraram seu crescimento de curto prazo, o crescimento de médio e longo prazo da indústria deve permanecer relativamente constante e positivo.

As marcas mais conceituadas possuem um papel importantíssimo nesse crescimento, abastecendo e oferecendo sempre a melhor qualidade em seus materiais.

Se você gostou dessa publicação sobre marcas de materiais de construção, compartilhe com seus amigos. Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.

Por favor, avalie isto