estrategista de conteúdo o que é e como se tornar um

Estrategista de Conteúdo: O que faz e como se tornar um profissional nessa área? Ainda sem avaliações.

Resumidamente, o estrategista de conteúdo é um dos parceiros da estratégia de inbound marketing de uma empresa, por exemplo. Com efeito, é ele quem contribuirá com as estratégias que planejam a publicação de posts de acordo com o funil de vendas preestabelecido.

Ademais, ele deverá contribuir para que determinado produto ou serviço realmente seja capaz de curar as principais dores das suas personas. E fará isso por meio do planejamento, acabamento, supervisão e gerenciamento de todo o conteúdo ao longo de um mês ou ano.

Simultaneamente, o estrategista de conteúdo é quem dará o “start” para que as publicações de posts ocorram. De fato, você terá que ser capaz de programar essa estratégia de publicações como um todo.

Em outras palavras, é você quem se responsabilizará por mapear todos os conteúdos da empresa. Na prática, terá a incumbência de reunir e programar todo o planejamento de conteúdo ao longo de uma temporada. E fará isso com ajuda de estudos e planilhas que determinarão as personas, melhores palavras-chave, direcionamentos, entre inúmeras outras preocupações.


Qual a importância de um estrategista de conteúdo?

Sem dúvida, estamos falando aqui de um profissional de primeira linha na estratégia de produção de conteúdo de uma empresa. Com efeito, os mapeamentos que ele fará, do volume de posts ao longo de um período, tornam-se fundamentais para o desenvolvimento de um inbound marketing produtivo.

Efetivamente, as iniciativas do estrategista de conteúdo é que irão nortear toda a produção futura de posts e demais conteúdos. Em outras palavras, com a ajuda de um bom senso de organização, habilidades com SEO e boa comunicação você será capaz de garantir a produção do conteúdo certo, para a persona certa e no momento certo.

Aliás, sobre a organização de um estrategista de conteúdo, é ela que lhe ajudará, por exemplo, a evitar o direcionamento para uma persona errada. Além disso, ela também lhe impedirá de aprovar conteúdos repetidos, palavras-chave sem buscas, erros no direcionamento, entre outras necessidades.

Por outro lado, quando falamos da sua importância para a estratégia de inbound marketing, estamos falando da garantia de sempre entregar conteúdos impactantes para o contratante. Isso porque, na definição de inbound marketing, fica evidente a sua principal característica. Ou seja, a de uma estratégia de marketing que consiga fazer com que, ao invés de ser abordado, um cliente procure a sua empresa de forma absolutamente natural.


As habilidades de um estrategista

Como vimos, um estrategista de conteúdo é o profissional destacado para orientar toda a produção de conteúdo de uma empresa. Assim sendo, entre as suas principais qualidades, espera-se que ele saiba identificar palavras-chave úteis e analisar o SERP de cada uma delas.

Ademais, terá que demonstrar habilidades para analisar os seus montantes de buscas. Mas também para produzir relatórios e até mesmo para dar uma guinada de 180 graus em uma estratégia.

Do mesmo modo, o bom profissional é aquele que sabe dar dicas para essa “virada de chave” no mapeamento de palavras. Mas também terá que saber analisar a fundo a personalidade da empresa com a qual irá trabalhar. Nesse caso, os seus mapeamentos antigos, projetos passados, publicações recentes, histórico de personas, entre outras investigações.

O estrategista de conteúdo também poderá dar dicas para os seus criadores de conteúdo sobre ferramentas que podem agilizar esse trabalho, como é o caso do Reescrever.app, um programa para reescrever texto com outras palavras e sinônimos.

O estrategista também não pode esquecer da boa comunicação, em especial no que diz respeito à clareza dos mapeamentos. Ou seja, atenção à clareza das documentações, com descrições precisas e linguagem simples. Do mesmo modo, deverá atentar para a objetividade dos termos, que não poderão levar a interpretações erradas, e nem tampouco serem de difícil absorção por parte dos redatores.

Para finalizar, quem quer que pretenda ter vida longa nessa função de estrategista de conteúdo precisará, antes de mais nada, ser fascinado por estudos. Isso significa que você não poderá estar desatualizado sobre tudo o que há de novo nesse segmento. Em especial, com relação às mudanças nos algoritmos do Google e aos ensinamentos dos principais especialistas desse setor. Isso sem contar as atualizações com guias sobre SEO, análises SERP, newsletter de grandes players, entre outras atualizações não menos importantes. 

Considerações finais

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