Ser produtor de conteúdo digital é uma das profissões mais em alta no Brasil atualmente. Isso porque somos um dos países que mais consome redes sociais no mundo, e além disso, temos um mercado de Marketing de Conteúdo e Influência bem estabelecido.
O que faz um produtor de conteúdo digital?
O produtor de conteúdo digital, portanto, é uma pessoa responsável por criar e veicular um material na internet. Ele pode, assim, produzir tanto conteúdos mais informativos quanto de entretenimento. Algumas atividades que fazem parte da rotina do produtor de conteúdo são:
- Pesquisa de referências;
- Escolha de formato e criação do conteúdo;
- Revisão do material;
- Formação e edição;
- Adequação para publicação.
Quem pode se tornar produtor de conteúdo digital?
Qualquer pessoa pode se tornar um produtor de conteúdo digital. A especialização em algum tema, a profissão ou até mesmo um grande interesse genuíno sobre um assunto específico, assim, já tornam a pessoa apta a ser um criador de conteúdo. Ter capacidade de comunicação é o mais importante dentro dessa profissão.
Principais plataformas de criação de conteúdo digital
As principais plataformas de conteúdo digital hoje são as redes sociais, como Youtube, Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, Whatsapp, Telegram e Pinterest. Além disso, escrever textos para blogs e sites, além das Newsletters e Podcasts, também seguem como plataformas importantes de criação de conteúdo.
Habilidades importantes
Você pode se tornar um produtor de conteúdo digital em qualquer nicho, e isso é um dos pontos positivos dessa função, sua ampla abordagem de temas. No entanto, por mais que algumas estratégias funcionem melhor com certos nichos do que com outros, há algumas regras gerais que todo produtor que pretende obter sucesso deve ter.
Comunicação
A aptidão para a comunicação é a principal delas. Não adianta, então, ter uma bagagem enorme de conhecimento ou experiência se você não consegue transmitir isso para as pessoas. Ter capacidade de síntese, objetividade e clareza são fundamentais.
Nesse sentido, a escrita é um recurso bastante importante porque muitos dos conteúdos produzidos na internet são escritos ou tem como base um roteiro, como é o caso dos conteúdos em vídeo e áudio.
Inclusive, se você tiver dificuldades em produzir conteúdo escrito, poderá optar usar uma ferramenta para reescrever texto com outras palavras, conseguindo assim produzir textos de maneira mais rápida e de forma autêntica.
Outro recurso muito importante para o produtor de conteúdo é o Storytelling, que nada mais é do que a arte de saber contar uma boa história. O ser humano se engaja muito mais quando há a percepção de uma trama e início, meio e fim.
Criatividade
A criatividade é um outro ponto relevante para quem quer trabalhar com produção de conteúdo. A internet hoje está inundada de informações, então é importante ter inspiração e pesquisa de referências constantes para fazer algo original e se destacar na multidão.
Elementos como identidade visual, texto, escolha da abordagem, e além disso, formato e branding são essenciais para ter uma produção criativa e inovadora.
Como se tornar um bom produtor de conteúdo digital?
A credibilidade importa muito. Portanto, não adianta querer falar sobre um tema sem ter nenhuma familiaridade com aquilo. É importante ter conhecimento sobre os assuntos abordados e o nicho onde eles se inserem.
O público quer se conectar com pessoas que tenham interesses genuínos aos seus, com quem possam aprender alguma coisa. Especialmente na produção de conteúdo mais técnico, é imperativo que a pessoa tenha qualificação e experiência para falar sobre aquilo.
Aprender marketing é essencial
É essencial adquirir conhecimento sobre marketing digital, para entender os processos e estratégias desse mercado.Ter planejamento estratégico e se manter atualizado sobre as tendências do momento fazem parte da vida do produtor de conteúdo.
Domine as plataformas que mais se conectam com você
Entender o funcionamento das plataformas digitais é parte do trabalho diário, afinal, você vai divulgar o seu conteúdo através delas. Busque se aprimorar nos formatos com os quais você mais se identifica, assim suas chances de destaque serão maiores.
Se você tem conhecimentos de edição de vídeo, vale muito a pena investir em conteúdos audiovisuais. Seja em vídeos curtos, como TikTok, ou mais longos, como Youtube, o vídeo é um recurso que prende muito a atenção da audiência. O consumo de conteúdos audiovisuais tende a continuar crescendo em todo o mundo.
Por fim, procure sempre melhorar sua capacidade de comunicação com o seu público porque é ele quem vai te fazer crescer. Um bom produtor de conteúdo digital é, antes de qualquer coisa, um bom comunicador.
Considerações finais
Se você gostou dessa publicação sobre a profissão de Produtor de Conteúdo Digital, compartilhe ela com seus amigos. Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem.
Foto de Andrea Piacquadio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-em-camisa-vermelha-de-manga-comprida-olhando-para-ela-l-aptop-3765132/